quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Resumindo o texto sobre metodologias para a educação a distância no contexto da formação de comunidades virtuais de aprendizagem

Atualmente diferentes organizações têm a educação a distância como espaço educacional que proporciona o acesso à informação a qualquer tempo e amplia o conhecimento, independentemente dos limites do espaço geográfico.
A informação é o acesso para a construção do conhecimento principalmente via internet. Por meio dela é possível disponibilizar a informação no momento certo de acordo com o interesse de cada indivíduo. A  EAD, utiliza as tecnologias da internet tendo como objetivo dar suporte para que a aprendizagem ocorra assim como a socialização do conhecimento. 
As comunidades virtuais são redes eletrônicas de comunicação interativa que acontecem em torno de uma diversidade de interesses, valores e imaginações, ou finalidade compartilhados.
Esses ambientes virtuais identificam - se mais com o modelo interacionista pois o conhecimento ocorre entre o sujeito, objeto que interage com o meio. Nesse ambiente o professor oportuniza o acesso às informações para que o sujeito aproprie - se do conhecimento e experimente o processo de aprendizagem, tendo a postura de alguém que seja mediador, problematizador, instigador, orientador e articulador do processo. Ficando claro que é a ação do sujeito que é importante na aprendizagem.
Gostaria de citar alguns principais objetivos do AVA (ambiente virtual de aprendizagem): apoiar, ampliar e enriquecer os espaços de convivência, privilegiando a atividade do sujeito na construção do conhecimento e aprendizagem a partir de propostas inter e transdisciplinares; oportunizar um espaço de pesquisa - ação - capacitação e favorecer o acesso às tecnologias educacionais.
Quanto as metodologias utilizadas no AVA, deve ser levada em conta à construção de uma rede de convivência, atividades cooperativas que possibilitam a ação - reflexão, trabalho inter e transdisciplinar, desenvolvimento do pensamento e autonomia, projetos de aprendizagem e práticas pedagógicas atuais. 
As avaliações não precisam ser via provas. Elas podem ser como webfólios ou uma avaliação continuada com objetivo de reorientar rumos, superar dificuldades identificadas e provocar o desenvolvimento.
Desenvolver novas práticas pedagógicas envolve modificar concepções. Mudanças implicam em insegurança e ansiedade. Este processo é pessoal , demorado e necessita de compromisso e apoio. Os resultados são colhidos ao longo do processo de conhecer. Assim, todos somos sujeitos do novo e aprendizes no tempo hoje. Vale a pena todo sacrifício para aprender mais!



2 comentários:

  1. Olá Gilvane!!Muito bom o teu resumo,mas infelizmente sabemos que nem toda educação é assim.Muito cursos a distância tem apostilas que são usadas, ano após ano, sem levar em conta o perfil dos alunos.Por isso precisamos ler,discutir e estudar para que possamos mudar a educação.Como tu falou "Mudanças implicam em insegurança e ansiedade",mas é preciso vencer estas barreiras.bj

    ResponderExcluir